
Hoje nosso momento reflexão está sobre um viés economico. Li este texto extremamente interessante que conjuga educação/economia com paises desenvolvidos e subdesenvolvidos ou as chamadas por Paulo Freire "sociedades-sujeito" e "sociedades objeto". Vamos lá?
Características de uma Sociedade Fechada
"A sociedade fechada latino-americana foi uma sociedade colonial. Em algumas formas básicas de seu comportamento obervamos que, geralmente, o ponto de decisão economica desta sociedade está fora dela. Isto significa que este ponto está dentro de outra sociedade.
Esta outra é a sociedade matriz: Espanha ou Portugal em nossa realidade latino-americana. Esta sociedade matriz é a que tem opções; em troca. as demais sociedades apenas recebem ordens.
Assim é possível falar de "sociedade-sujeito" e de "sociedade-objeto". Esta última opera necessariamente como um satélite comandado pelo seu ponto de decisão: é uma sociedade periférica e não reflexiva.
O ponto de decisão ou sociedade matriz fortifica-se e procura na outra sociedade a matéria-prima e a transforma em produtos manufaturados, que vende as mesmas sociedade objetos (veja o caso de nossa mineração atualmente). O custo, a importação, a exportação preço, etc., são determinados pela sociedade-sujeito. Não cabe a sociedade dominada decidir. Por isso não há nela mercado interno; sua economia cresce para fora, o que significa não crescer.
O mercado é externo a sociedade-objeto e tem características cíclicas: madeira, açucar, ferro, café, suscessivamente. Esta sociedade é predatória e não tem povo: tem massa. Não é uma entidade participante.
Nestas sociedades se instala uma elite que governa conforme as ordens da sociedade diretriz. Esta elite impõe-se as massas populares. Esta imposição faz com que ela este sobre o povo e não com o povo. As elites prescrevem as determinações as massas. Estas massas estão sob o processo histórico. Sua participação na história é indireta. Não deixam marcas como sujeitos, mas como objetos.
A própria organização destas sociedades se estrutura de forma rídiga e autoritária. Não há mobilidade vertical ascendente: um filho de sapateiro dificilmente pode chegar a ser professor universitário. Tampouco há mobilidade descendente: o filho de um professor universitário não pode chegar a ser sapateiro, pelos preconceitos de seu pai. De modo que cada um reproduz seu status. Este é o ganho geralmente por herança e não por valor ou capacidade.
A sociedade fechada se caracteriza pela conservação do status ou privilégio e por desenvolver todo um sistema educacional para manter este status. Estas sociedades não são tecnológicas, são servis. Há uma dicotomia entre o trabalho manual e o intelectual (há os que pensam e não executam e os que executam mas não pensam). Nestas sociedades nenhum pai gostaria que seus filhos fossem mecanicos se pudessem ser médicos, mesmo que tivessem vocação de mecanicos.
Consideram o trabalho manual degradante; os intelectais são dignos e os que trabalham com as mãos são indgnos. Por isso as escolas técnicas se enchem de filhos das classes populares e não das elites.
Também se caracterizam pelo anafalbetismo e pelo desinteresse pela educação básica dos adultos." Paulo Freire
Sim... isso dá o que pensar!
Abraços;
Filipe Rodrigues
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