quinta-feira, 29 de abril de 2010

Carta da Terra


Companheiros e Companheiras:

Como a maioria de nós, existe um grande número de pessoas preocupadas com o destino do nosso planeta. Infelizmente, não são aquelas que tem o poder individual - como grandes líderes políticos das grandes potencias que devem escolher entre sua dominação em um provável nada e o planeta terra para todos, e que escolhem ainda a primeira opção - poder de alterar a situação de degradação que persiste e nos caminha para auto-destruição. As pessoas que se conscientizam e não querem ser reis do nada, ou mortos pelo seu reinado se unem e organizam ações como essa:

A missão da Iniciativa da Carta da Terra é promover a transição para formas sustentáveis de vida e de uma sociedade global fundamentada em um modelo de ética compartilhada, que inclui o respeito e o cuidado pela comunidade da vida, a integridade ecológica, a democracia e uma cultura de paz.

Foi divulgado o texto da Carta da Terra no que segue:




PREÂMBULO


Estamos diante de um momento crítico na história da Terra, numa época em que a humanidade deve escolher o seu futuro. À medida que o mundo torna-se cada vez mais interdependente e frágil, o futuro reserva, ao mesmo tempo, grande perigo e grande esperança. Para seguir adiante, devemos reconhecer que, no meio de uma magnífica diversidade de culturas e formas de vida, somos uma família humana e uma comunidade terrestre com um destino comum. Devemos nos juntar para gerar uma sociedade sustentável global fundada no respeito pela natureza, nos direitos humanos universais, na justiça econômica e numa cultura da paz. Para chegar a este propósito, é imperativo que nós, os povos da Terra, declaremos nossa responsabilidade uns para com os outros, com a grande comunidade de vida e com as futuras gerações.


TERRA, NOSSO LAR

A humanidade é parte de um vasto universo em evolução. A Terra, nosso lar, é viva como uma comunidade de vida incomparável. As forças da natureza fazem da existência uma aventura exigente e incerta, mas a Terra providenciou as condições essenciais para a evolução da vida. A capacidade de recuperação da comunidade de vida e o bem-estar da humanidade dependem da preservação de uma biosfera saudável com todos seus sistemas ecológicos, uma rica variedade de plantas e animais, solos férteis, águas puras e ar limpo. O meio ambiente global com seus recursos finitos é uma preocupação comum de todos os povos. A proteção da vitalidade, diversidade e beleza da Terra é um dever sagrado

Continue lendo

Conheça também o site da carta da terra em ação.
 
 
Filipe Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário