segunda-feira, 10 de maio de 2010
23° Inverno Cultural: Evocação aos Sentidos
Tema será "Paisagens Sonoras - Ver, Ouvir, Sentir"; Arnaldo Antunes é o primeiro artista confirmado para o festival.
"Uma paisagem sonora é um mosaico de seres, relações, espaços e perspectivas, na qual os sons tecem uma complexa trama. A ambiência faz emergir musicalidades, demarcando culturalmente o espaço dos homens, suas relações entre si e com a terra, seus cantares e crenças: as mitologias de Minas. E a cultura mineira não possui apenas uma, mas múltiplas paisagens sonoras, reforçando sentimentos de pertencimento, de estranhamento e de encantamento." (parte do texto elaborado pelos coordenadores)
A sonoridade que permeia a vida artístico-cultural e o cotidiano da barroca São João del-Rei será o tema do 23º Inverno Cultural, festival de arte e cultura que a UFSJ realiza de 17 a 31 de julho de 2010. O tema que formará o viés dos eventos e oficinas, Paisagens sonoras – ver, ouvir e sentir, foi revelado durante entrevista coletiva, concedida pelo reitor Helvécio Luiz Reis e pelo pró-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários, professor Marcos Vieira Silva, nesta terça-feira, 4.
O festival volta a seu antigo formato, com duas semanas de duração. A ampliação do período é, segundo o reitor, uma indicação do otimismo que paira sobre a organização do evento. Depois de sofrer os efeitos da crise de 2008, que reduziu no ano passado o número de oficinas e eventos em razão do patrocínio, o Inverno Cultural espera captar mais recursos. “Ainda estamos em processo de captação do patrocínio, mas esperamos contar com mais apoio das empresas parceiras”, disse o reitor. Com mais recursos, consequentemente a programação será mais rica em atrações para o público.
A primeira atração foi anunciada: a vinda do cantor, poeta e performer Arnaldo Antunes. Ex-líder dos Titãs e um dos mais inovadores artistas da MPB, Antunes virá a São João del-Rei para um show e uma palestra. O show tem data marcada: 30 de julho.
Repetindo uma experiência que deu muito certo no ano passado (nota: há controvérsias), todos os grandes shows com artistas da MPB no 23º Inverno Cultural serão realizados na Avenida Tancredo Neves, próximo à Caixa Econômica Federal. “Os shows vão continuar em praça pública, democratizando o acesso das pessoas das mais diferentes classes sociais. Tudo gratuito, inclusive shows e apresentações de menor público, realizados em recintos fechados. A única atividade paga serão as oficinas que têm uma taxa simbólica”, adiantou o reitor Helvécio Luiz Reis.
Oficinas
O público de todas as idades terá 69 opções de oficinas. São 20 na área de música, 10 em artes cênicas, oito em arte-educação, seis em artes plásticas, sete em artes visuais, cinco de literatura e 13 na área de projetos especiais. A data das inscrições ainda não está fechada, devendo ocorrer nos primeiros dias de julho. De acordo com o professor Marcos Vieira, o 23° Inverno Cultural apresenta mudanças significativas. O tema Paisagens sonoras será trabalhado em todas as sete áreas do festival e significa uma nova perspectiva na escolha do tema do festival.
A Pró-reitoria de Extensão (Proex), realizadora do evento, optou por incluir novos professores como coordenadores de áreas. “Há coordenadores, por exemplo, que são docentes em cursos criados recentemente pela UFSJ, como Artes Aplicadas, Música e Comunicação. Esse é um reflexo do Programa Reuni, ao qual a UFSJ aderiu e que está repercutindo no festival”, explicou Marcos Vieira.Em outra frente de trabalho, a equipe de produção deste ano conta com mais profissionais da cidade.
Momento especial
Ao lado do presidente da Fundação de Apoio à UFSJ (Fauf), Jucélio Sales, e da analista de Relações Institucionais e Responsabilidade Social da Gerdau-Açominas – empresa Patrocinadora Top do Inverno Cultural -, Izabela Garcia de Mello, o reitor Helvécio destacou que o festival reflete o “momento especial” vivido pela UFSJ. “Acabamos de completar 23 anos e a sensação que temos é de que foi pouco tempo pelo muito que se fez”, declarou, ao apresentar alguns dados do crescimento físico e acadêmico da instituição. Definindo o Inverno Cultural como o “mais antigo e vigoroso” programa de extensão da UFSJ, o reitor disse que o apoio dos patrocinadores, os quais viabilizam a realização através das Leis Estadual e Federal de Cultura, é a prova da seriedade e competência com a qual a Universidade trata o evento.
Durante a coletiva, foi apresentada a programação visual do festival, criada pelas publicitárias Olívia Lombardi e Priscila Gaio, que criaram uma moderna leitura gráfica da sobreposição de ondas, presente na propagação dos sons e nas montanhas das Vertentes. Também foi anunciada a entrada no ar do novo site do evento, cujo endereço é http://www.invernocultural.ufsj.edu.br/.
Filipe Rodrigues
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