terça-feira, 8 de junho de 2010

Economia brasileira avança 2,7% no trimestre



(Valor Online) RIO - A economia brasileira teve expansão de 2,7% entre janeiro e março deste exercício, em relação aos três últimos meses de 2009, quando houve crescimento de 2,3%. Os dados, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são com ajuste sazonal.
Expectativa de sete analistas consultados ontem pelo Valor era de que o PIB brasileiro apresentasse avanço entre 2,3% e 3,6% na comparação com os três meses antecedentes.

Segundo o levantamento do IBGE, no primeiro trimestre de 2010, o destaque coube à indústria, com elevação de 4,2%. Na sequência, vieram Agropecuária (2,7%) e Serviços (1,9%).
Ainda no confronto com o último trimestre de 2009, entre os componentes da demanda interna, o consumo das famílias expandiu-se 1,5% enquanto o consumo do governo verificou ampliação de 0,9%. Sobressaiu o resultado da formação bruta de capital fixo, um indicativo de investimento, com alta de 7,4%.

O IBGE verificou também que as exportações tiveram alta de 1,7% e as importações de bens e serviços registraram acréscimo bem mais expressivo, de 13,1%.


Filipe Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário