sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Especial: 13 de agosto Dia do Economista



O que faz um Economista?

É o profissional que viabiliza a melhor distribuição dos recursos escassos diante das necessidades ilimitadas dos agentes do sistema. Explicação esta coerente com a mais tradicional definição da ciência econômica, concebida pelos primeiros pensadores que sistematizaram a teoria e seus dogmas. Contudo, vivemos em um mundo “globalizado”, com a intensificação dos fluxos de capitais e com relações sociais, comerciais e produtivas cada vez mais dinâmicas. Diante de mudanças tão rápidas e profundas advindas dos avanços tecnológicos, especialmente no campo da informação e transporte, as ciências se transformam para acompanhar esse processo, e não é diferente com a economia.




Mercado de Trabalho

No mercado de trabalho, uma das principais funções do economista é explicar os fenômenos econômicos usando as ferramentas que a ciência econômica (ou economia) oferece de acordo com cada escola de pensamento. O campo de atuação do bacharel em ciências econômicas é bastante amplo, englobando todos os setores da economia.



No setor privado, economistas profissionais encontram emprego como consultores, principalmente nos setores bancário e de finanças. As atividades envolvem o estudo da formação de preços de venda, potencialidade de consumo, ponto de equilíbrio, rentabilidade e estratégias para aplicação de recursos financeiros excedentes ou ainda cálculos para financiamentos de longo prazo, etc.



Já no setor público podem trabalhar em várias agências e departamentos como o Ministério da Fazenda, Tesouro Nacional, CVM, Banco Central, BNDES, IPEA, entre outros. Um atividade de destaque do economista neste setor é o planejamento das políticas governamentais para obtenção da melhoria nas condições de vida da população.




Regulamentação da Profissão

A profissão de economista foi regulamentada no Brasil em 1951, com o Lei n° 1.411. Para ser economista, é necessária a formação superior em bacharel em Ciências Econômicas, bem como ser registrado em um dos Conselhos Regionais de Economia.




A História e os Economistas

Há registro de economistas ou pensadores do que se convém chamar economia ou ciências econômicas desde a Antigüidade, como Aristóteles, em sua obra "Política", ou o indiano Chanakya, primeiro-ministro na Índia entre os séculos IV e III a.C. Temos ainda Adam Smith, com o pansamento liberal, Karl Marx com o Socialismo, Keynes, com a proposta de uma nova corrente que levou seu nome, o Keynesianismo, entre outros



O Papel social do Economista



O Economista ou Cientista Econômico, possui o papel fundamental, que rompe o academicismo da Universidade: possui o papel fomentador da construção consciente de um modelo de sociedade mais igual, incluindo melhor distribuição de renda, abnegação de qualquer modelo que imponha os estratos sociais como maneira ímpar e ser seguida, ou seja, além de formular e planejar conjunturalmente toda uma nação, precisamos atingir os pontos mais calamitantes existentes e as mazelas oriundas.



O Economista é um agente social e que deve exercer essa função, não deixando que políticas de modelos agressivos e devastadores, desfaçam o bem coletivo, tão sonhado por todos. Nunca pensando somente no indivíduo e suas particularidades, e sim, no como esse indivíduo pode atuar para mudar o meio ao qual está integrado.



Para que cheguemos ao consciente popular da formação "ideal" de Cientistas Econômicos, precisamos ter e cobrar, que em nossas Universidades, possamos ter acesso ao ensino plural, não manualesco e comprometido com a pesquisa, a extensão, com a aproximação social, pois só assim deixaremos o modelo mecânico/robótico que vem formando os Economistas, não só no Brasil, como no mundo inteiro.



FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ESTUDANTES DE ECONOMIA

(FENECO)


GESTÃO 2010-2011



COORDENAÇÕES

Formação Política:

SUL: Tomás (Pinguim) - UFSC
SE: Filipe - UFSJ
NE I: Daniel - UEFS
NE II: Lourdimar (Lu) - UFPI

N: Tainá (Tina)– UFPA



Política e Movimento Estudantil:


NE II: Adalberto (Adalba) - UFPB
SUL: Tiago – UFRGS


Organização Interna:

SE: Marina - UFMG

NE I: Manoel - UFS


Finanças:

SE: Renan - UFF


Comunicação:
SUL: Ana - UEM

NE I: Arnaldo - UFAL

SE: Lucas (Foguinho) - UFRRJ

NE II: Isaías – UFC

N: Germando – UFRR

Nenhum comentário:

Postar um comentário