Estão reunidos nesta terça-feira, 03 de agosto, os reitores de sete universidades federais do Estado de Minas Gerais, inclusive da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), para discutirem a possibilidade de criação deum consórcio entre elas. Além da UFOP, participam da reunião as Universidades Federais de Alfenas (Unifal), Itajubá (Unifei), Lavras (Ufla), São João del Rei (UFSJ), Juiz de Fora (UFJF) e Viçosa (UFV).
Os benefícios esperados com esse consórcio são maior mobilidade acadêmica, otimização do sistema de recursos tanto financeiro, quanto físico e de pessoal e, ainda, facilidade no estabelecimento de pólos de desenvolvimento regional devido ao incentivo à pesquisa.
Na reunião de hoje, está sendo montado um documento com a proposta da chamada megauniversidade e que será encaminhado ao Ministério da Educação (MEC). Em julho, os reitores dessas Universidades estiveram reunidos com o Ministro da Educação, Fernando Haddad, para propor a criação desse consórcio.
A escolha dessas universidades para participarem do consórcio dá-se pela proximidade geográfica, todas elas fazem parte do sul e do sudeste de Minas, e pela qualidade de ensino. Caso seja aprovado o consórcio, haverá a reunião de aproximadamente 91 mil alunos de cursos presenciais de graduação e pós-graduação. Além disso, essa será uma iniciativa única no país.
Filipe Rodrigues
Nenhum comentário:
Postar um comentário