terça-feira, 16 de março de 2010

Reflexão#2

Fala Galera!
Estou achando vários textos interessantes para postagem; se todos forem postados (e esse é o objetivo) vamos fazer um curso a distancia!
Mas, vamos por partes... Ai vai o segundo texto do momento "Reflexão":

Sociedade Alienada

"Quando o ser humano pretende imitar outrem, já não é ele mesmo. Assim também a imitação servil de outras culturas produz uma sociedade alienada ou sociedade-objeto. Quanto mais alguém quer ser outro, tanto menos ele é ele mesmo.

A sociedade alienada não tem consciencia de seu próprio existir. Um profissional alienado é um ser inautentico. Seu pensar não está comprometido consigo mesmo, não é responsável. O ser alienado não olha para a realidade com critério pessoal, mas com olhos alheios.
Por isso vive uma realidade imaginária e não a sua própria realidade objetiva. Vive através da visão de outro páis. Vive-se Rússia ou Estados Unidos, mas não se vive Chile, Peru, Guatemala ou Argentina.

O ser alienado não procurar um mundo autentico.
Isto provoca uma nostalgia; deseja outro país e lamento ter nascido no seu. Tem vergonha da sua realidade. Vive em outro país e trata de imitá0lo e se cre culto qaunto menos nativo é. Diante de um estrangeiro mostrará bairros residenciais, porque pensa que as cidades mais cultas são as que tem edifícios mais altos. Como o pensar alienado não é autentico, também não se traduz numa ação concreta.

E preciso partir de nossas prórprias possibilidades para sermos nós mesmos. O erro não está na imitação, mas na passividade com que se recebe a imitação ou na falta de análise ou de autocrítica.

(...) Os dirigentes solucionam os problemas com fórmulas que deram resultado no estrangeiro. Fazem importação de problemas e soluções. Não conhecem a realidade nativa. (...)

Geralmente, as elites acusam o povo de fraqueza ou incapacidade e por isso suas soluções não dão resultado. Assim, as atitudes dos dirigentes oscilam entre um otimismo ingenuo ou um pessimismo ou desespero. E ingenuidade pensar que a simples importação de soluções salvará o povo. Isso se passa entre os candidatos que, por não conhecerem a fundo os problemas do poder, fazem mil promessas e aco chegar ao poder encontram mil obstáculos que, as vezes, os fazem cair no desanimo. Não se trata de desonestidade, mas de ingenuidade."


Filipe Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário