domingo, 7 de março de 2010

Resenha?


Companheiros:

Este post é dedicado especialmente aos alunos do primeiro período que estão em um momento que todos nós passamos: Faça uma resenha. Ok, mas o que é resenha?
Vamos esclarecer.

A resenha é um genero textual que apresenta a síntese das principais idéias contidas em um texto ou em uma obra, destacando o seu encadeamento lógico e sua sequencia expositiva.
Existem dois tipos de resenha: A descritiva e a crítica.
Focaremos então na segunda que nos é cobrada a todo momento na universidade.

A resenha crítica, além dos elementos constantes em um resumo, apresenta o julgamento ou apreciação do resenhador, que manifesta sua avaliação nos seus comentários, criticando ou elogiando. Ressaltando que as análises críticas devem constar em toda estrutura do texto e não apenas em uma consideração final.

Etapas de uma resenha:

1) Identificação da obra com elementos essenciais de referencia bibliografica: autor, título da obra ou do artigo, localida da publicação, editora, volume, número, data da publicação e número de páginas.

2) Apresentação do conteúdo de forma sintética.

3) Descrição sumária da estrutura da obra (divisão dos capítulos ou assuntos dos capítulos). Não se altera o título original da obra.

4) Descrição do conteúdo da obra ou artigo.

5) Analise crítica da obra, fundamentada num pressuposto teórico claro e pertinente. Pode-se, para isso, estabelecer confronto com algum autor ou teorias referentes ao mesmo tema.

6) Relação das implicações decorrentes do tema apresentado, seus resultados ou suas afirmações em relação a um contexto teórico e prático.

7) Identificação e contextualização do autor.

8) Assinatura e identificação do resenhador.

Lembrando: A estrutura da resenha não se da em ordem cronológica dos tópicos apresentados. Alguns deles estão presentes a todo momento da análise.
Espero ter esclarecido.
Ai vai uma dica: Este tipo de análise é muito importante para desenvolvermos nosso senso crítico (capacidade de analisar e contestar as informações a partir de reflexões); portanto estudem bastante outras fontes e dediquem-se a este importante instrumento.

Um grande abraço;

Filipe Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário