
Companheiros:
Este post é dedicado especialmente aos alunos do primeiro período que estão em um momento que todos nós passamos: Faça uma resenha. Ok, mas o que é resenha?
Vamos esclarecer.
A resenha é um genero textual que apresenta a síntese das principais idéias contidas em um texto ou em uma obra, destacando o seu encadeamento lógico e sua sequencia expositiva.
Existem dois tipos de resenha: A descritiva e a crítica.
Focaremos então na segunda que nos é cobrada a todo momento na universidade.
A resenha crítica, além dos elementos constantes em um resumo, apresenta o julgamento ou apreciação do resenhador, que manifesta sua avaliação nos seus comentários, criticando ou elogiando. Ressaltando que as análises críticas devem constar em toda estrutura do texto e não apenas em uma consideração final.
Etapas de uma resenha:
1) Identificação da obra com elementos essenciais de referencia bibliografica: autor, título da obra ou do artigo, localida da publicação, editora, volume, número, data da publicação e número de páginas.
2) Apresentação do conteúdo de forma sintética.
3) Descrição sumária da estrutura da obra (divisão dos capítulos ou assuntos dos capítulos). Não se altera o título original da obra.
4) Descrição do conteúdo da obra ou artigo.
5) Analise crítica da obra, fundamentada num pressuposto teórico claro e pertinente. Pode-se, para isso, estabelecer confronto com algum autor ou teorias referentes ao mesmo tema.
6) Relação das implicações decorrentes do tema apresentado, seus resultados ou suas afirmações em relação a um contexto teórico e prático.
7) Identificação e contextualização do autor.
8) Assinatura e identificação do resenhador.
Lembrando: A estrutura da resenha não se da em ordem cronológica dos tópicos apresentados. Alguns deles estão presentes a todo momento da análise.
Espero ter esclarecido.
Ai vai uma dica: Este tipo de análise é muito importante para desenvolvermos nosso senso crítico (capacidade de analisar e contestar as informações a partir de reflexões); portanto estudem bastante outras fontes e dediquem-se a este importante instrumento.
Um grande abraço;
Filipe Rodrigues
Este post é dedicado especialmente aos alunos do primeiro período que estão em um momento que todos nós passamos: Faça uma resenha. Ok, mas o que é resenha?
Vamos esclarecer.
A resenha é um genero textual que apresenta a síntese das principais idéias contidas em um texto ou em uma obra, destacando o seu encadeamento lógico e sua sequencia expositiva.
Existem dois tipos de resenha: A descritiva e a crítica.
Focaremos então na segunda que nos é cobrada a todo momento na universidade.
A resenha crítica, além dos elementos constantes em um resumo, apresenta o julgamento ou apreciação do resenhador, que manifesta sua avaliação nos seus comentários, criticando ou elogiando. Ressaltando que as análises críticas devem constar em toda estrutura do texto e não apenas em uma consideração final.
Etapas de uma resenha:
1) Identificação da obra com elementos essenciais de referencia bibliografica: autor, título da obra ou do artigo, localida da publicação, editora, volume, número, data da publicação e número de páginas.
2) Apresentação do conteúdo de forma sintética.
3) Descrição sumária da estrutura da obra (divisão dos capítulos ou assuntos dos capítulos). Não se altera o título original da obra.
4) Descrição do conteúdo da obra ou artigo.
5) Analise crítica da obra, fundamentada num pressuposto teórico claro e pertinente. Pode-se, para isso, estabelecer confronto com algum autor ou teorias referentes ao mesmo tema.
6) Relação das implicações decorrentes do tema apresentado, seus resultados ou suas afirmações em relação a um contexto teórico e prático.
7) Identificação e contextualização do autor.
8) Assinatura e identificação do resenhador.
Lembrando: A estrutura da resenha não se da em ordem cronológica dos tópicos apresentados. Alguns deles estão presentes a todo momento da análise.
Espero ter esclarecido.
Ai vai uma dica: Este tipo de análise é muito importante para desenvolvermos nosso senso crítico (capacidade de analisar e contestar as informações a partir de reflexões); portanto estudem bastante outras fontes e dediquem-se a este importante instrumento.
Um grande abraço;
Filipe Rodrigues
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